LANÇAMENTO DE LIVROS
Confira a seguir os livros lançados durante o XII Seminário de Educação.
No dia 24 de outubro de 2019, quarta-feira, no auditório do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), houve o lançamento de 23 livros durante a programação do XII Seminário de Educação "Resistência Originária: Povos indígenas e Paulo Freire".
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Título: Propriedades gramaticais dos sintagmas verbais em Oro Wari’ (Txapakura)
Organização: Quesler Fagundes Camargos & Selmo Azevedo Apontes
Apresentação: Propriedades gramaticais dos sintagmas verbais em Oro Wari’ (Txapakura) é um livro que apresenta os resultados de uma pesquisa de descrição e análise linguística que temos desenvolvido a respeito dos predicados verbais da língua Oro Wari’. Apesar de esse trabalho se concentrar nas variantes dos povos Oro Waram e Oro Waram Xiyein, o grupo Wari’ compreende outros seis povos, a saber: Kao Oro Waye, Oro Mon, Oro Nao’, Oro At, Oro Eo, Oro Yowin, os quais habitam principalmente as terras indígenas localizadas nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré.
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-906702-1-6
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Camargos_Apontes_2018_Txapakura.pdf
Título: Cineastas indígenas, documentário e autoetnografia: um estudo do projeto Vídeo nas Aldeias
Autoria: Juliano José de Araújo
Apresentação: Este livro analisa 28 documentários da série “Cineastas indígenas” realizados entre 1999 e 2011 pelo projeto Vídeo nas Aldeias (VNA). O autor considera essa produção audiovisual de não-ficção como uma prática de autoetnografia no documentário, à medida que ao conceder a câmera para os indígenas lhes é permitido o que dizer, quando, onde e como filmar, a partir de uma perspectiva interna, na qual eles apresentam suas aldeias, seu cotidiano, sua história, suas festas e rituais, como também os problemas sociais que enfrentam. A obra propõe a categoria de documentário autoetnográfico para o corpus analisado, tendo como questões: Quais são os procedimentos de criação, métodos de trabalho e condições de realização dos documentários do projeto VNA? E as posturas éticas, opções estéticas e técnicas neles presentes? Qual a importância desses filmes para as comunidades indígenas que deles participam? Com que finalidade eles são realizados? A partir da análise fílmica, em uma perspectiva textual e contextual, o livro revela o processo de realização cinematográfica (preparação, filmagem e montagem) do projeto VNA no qual a autoria é compartilhada, sendo a ética um elemento presente em todas as etapas; mostra o emprego e a modulação de diferentes gestos estéticos com uma forte influência dos cinemas direto/verdade; e evidencia o papel político desempenhado pelos documentários.
Editora: Margem da Palavra (Bragança Paulista/SP)
Ano: 2019
ISBN: 978-85-5900-020-7
Título: Sobre a floresta: ensinamentos dos povos indígenas em Rondônia
Organização: Gicele Sucupira
Apresentação: O livro foi produzido pela(o)s estudantes do Curso de Educação Básica Intercultural durante a disciplina de Produção de Materiais Didáticos ministrada pela professora Gicele Sucupira, nos meses de setembro a outubro de 2017. O objetivo do livro é ser um material didático para os primeiros anos do ensino fundamental. Por isso, são apresentados textos simples em letras maiúsculas e muitos desenhos, criados a partir de temas e formatos livres. A maioria dos textos e desenhos são sobre a importância da floresta, como também sobre quem e como se vive nela: frutas, animais, plantas, roças, caça e pesca. Os textos são acompanhados por sugestões de atividades. Algumas são possíveis de fazer no livro, outras devem ser feitas em uma folha de papel ou oralmente.
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93551-09-3
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Sucupira_2018_Sobre_florestas_compressed.pdf
Título: Terra indígena, uso e conservação dos recursos naturais
Organização: Maria Lucia Cereda Gomide
Apresentação: O presente material didático, Terra indígena, uso, Manejo e conservação dos recursos naturais foi desenvolvido no âmbito do projeto Educação socioambiental voltado à gestão das Terras indígenas de Rondônia, com apoio MEC/SESu. Organizou-se textos e desenhos feitos pelos alunos indígenas durante as aulas de Geografia do DEINTER – Departamento em Educação Intercultural/UNIR – Universidade Federal de Rondônia. Os temas tratados neste material registram os conhecimentos os usos dos recursos naturais e sua conservação são de grande importância para os povos indígenas. Suas terras ainda guardam expressivas coberturas florestais com rica biodiversidade, as quais vem sofrendo os impactos negativos da ocupação de seu entorno pela sociedade envolvente. No contexto atual, Manejo e conservação dos recursos naturais e são conceitos necessários de serem trabalhados nas escolas indígenas. Salientou-se os saberes indígenas, assim como suas línguas. Desta forma alguns textos são bilíngues, e ao final temos um livro multilíngue. Registra-se, então a sociodiversidade brasileira.
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-68360-23-1
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Gomide_2018_Terra_Indigena_compressed.pdf
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Título: Nosso território e nossa terra indígena: terra indígena do Rio Branco [e] terra indígena do Guaporé
Organização: Maria Lucia Cereda Gomide
Apresentação: O presente material didático faz parte do projeto Educação socioambiental voltado a gestão das Terras indígenas de Rondônia, no qual registrou-se os conhecimentos indígenas sobre seus territórios. O tema tratado é o Território e Terra Indígena, pelos povos indígenas ARIKAPU, KANOE, DJEREOMITXI, MAKURAP, TUPARI, que vivem nas Terras indígenas Rio Branco e Rio Guaporé.
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93551-05-5
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Gomide_2018_Territorio_compressed.pdf
Título: Diálogos interculturais sobre os peixes de Rondônia
Organização: Edineia Aparecida Isidoro & Fábio Pereira Couto
Apresentação: O presente material foi organizado a partir do trabalho realizado na disciplina de material didático com as duas primeiras turmas da área de linguagem do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural, da Universidade Federal de Rondônia. Esta disciplina tem se configurado em um espaço de discussão sobre material didático e suas implicações na concretização de um currículo intercultural. Participam desse livro os estudantes das etnias Gavião, Cinta Larga, Suruí, Arara, Oro Nao’, Oro Waram Xiejin, Oro Mon, Cao Oraje, Oro Win, Djeoromitxi, Tupari e Makurap. A experiência do convívio entre essas culturas em torno de um tema foi extremamente enriquecedora para todos.
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93551-02-4
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Isidoro_2018_Saberes1_compressed.pdf
Título: A cultura mitológica sobre a origem de povos indígenas de Rondônia
Organização: Edineia Aparecida Isidoro, Fábio Pereira Couto & Luciana Castro de Paula
Apresentação: Este livro é o resultado de atividades realizadas na disciplina Oralidade e Escrita, no curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural, com as três turmas iniciais. Este gênero textual “os mitos” foram discutidos, valorizado e estimulado por meio de estudos de mitos dos povos indígenas do Brasil e por conversas e trocas de conhecimentos entre as várias etnias sobre os mitos de cada povo. Como atividade para ser desenvolvidas nas suas aldeias, foi proposta a pesquisa sobre o mito de criação do povo, um tema bastante discutido em sala de aula. Foi solicitado a pesquisa entre os mais velhos e então cada estudante teve que escrever e exercitar esta modalidade discursiva.
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93551-03-1
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Isidoro_2018_Saberes2.pdf
Título: Neman'eat het Kuyam
Organização: Raul Pat Awere Tuparí, Edineia Aparecida Isidoro, Fábio Pereira Couto, Armelinda Borges da Silva & Luciana Castro de Paula
Apresentação: Este material é o segundo volume de uma série “Neman’eat Het” que em português quer dizer “o nome das coisas”, que neste exemplar se dedicou ao nome das aves. Trata-se de livros em forma de listas destinados à fase inicial da alfabetização, com desenhos coloridos e com vocabulário que faz parte do universo cultural das crianças indígenas. Este material foi pensado para as escolas onde a língua Tuparí é ensinada como língua de alfabetização. Os nomes das aves são seguidos por atividades das fases iniciais de alfabetização. Esperamos que este material seja uma boa experiência para as escolas e que possa servir de base para futuras reflexões sobre o processo de alfabetização em contextos bilingues e interculturais e que contribua com o trabalho dos professores da Terra Indígena Rio Branco.
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93551-06-2
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Isidoro_2018_Saberes3_compressed.pdf
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Título: Neman'eat het: ipot
Organização: Izaias Tuparí, Edineia Aparecida Isidoro, Fábio Pereira Couto & Armelinda Borges da Silva
Apresentação: Este material é o primeiro volume de uma série denominada “o nome das coisas”, no caso deste volume, “o nome dos peixes”. Trata-se de livros em forma de listas destinados à fase inicial da alfabetização, com desenhos coloridos e com vocabulários que fazem parte do universo cultural das crianças. Este material foi pensado para as escolas onde a língua Tuparí é ensinada como língua de alfabetização. Os nomes dos peixes são seguidos por atividades das fases iniciais de alfabetização.
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93551-07-9
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Isidoro_2018_Saberes5_compressed.pdf
Título: Literatura Indígena: Contando histórias que ouvimos
Organização: Edineia Aparecida Isidoro, Fábio Pereira Couto & Luciana Castro de Paula
Apresentação: Este livro reuni textos de literatura indígena, que foi pensado e construído pela turma 2011/2 da área da linguagem do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Universidade Federal de Rondônia, campus de Ji-Paraná a partir da reflexão sobre material didático e autoria indígena, no desenvolvimento do tema contextual Estudos nas Aldeias, orientado pela professora Edineia Aparecida Isidoro e apoiado pelas supervisoras da Ação Saberes Indígenas na Escola: Deloise Ângela Amorim de Lima e Armelinda Borges da Silva.
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93551-10-9
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Isidoro_2018_Saberes4_compressed.pdf
Título: Kerep õwã aopika: a educação Karitiana antes da criação da escola
Autoria: Edelaine Maria Om Etepãrãrã Karitiana
Apresentação: Ka py'ejep aka nakat idoot yjpyt yjsota hadna. Ka hadna aka nakat ihadna keerep yjdirisoty hot ankatjã'ak yjkity. Hot amkajã'ak yjki naakat yjsotaty yjnakyrotoki, yjsykyty, yjtity,yjsypyty, yjpy'eso aka tyym. Yjsiin sokoroman yjtapypydn yjpy'esoty ho amkajã akaty. Aopika pirip na pypydn õwã kida ta'an tim'a ako kiity. Yjsota pirip yjtapypyn yjxa hot amkajã akaty , yjam pypydnym ty yjxa nampypydnaj. Ibodno ko podni a ki aka, osiip. (Tradução: Este é um trabalho de conclusão curso produzido a partir de entrevistas sobre a educação tradicional realizadas com 5 pessoas mais velhas do povo Karitiana. A educação Karitiana trata sobre respeito, respeitar os mais velhos, conhecer e respeitar a família da gente, principalmente, o irmão. Desde pequena a pessoa vai aprender a conhecer e respeitar por meio dos conselhos e dos castigos, como passar osiip para os meninos e fazer meryrã [cesto] para as meninas. As crianças aprendem a conhecer e respeitar ouvindo os mais velhos e com quem sabe fazer, assim também aprendem a caçar, fazer artesanato, comida, a roça... Quando a pessoa aprender, vai ensinar o que aprendeu.)
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-923856-1-3
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Karitiana_2018_Kerep.pdf
Título: Experiências de ensino e pesquisa em ciências, meio ambiente e etnomatemática na licenciatura intercultural
Organização: Kécio Gonçalves Leite, Maria Lúcia Cereda Gomide & Reginaldo de Oliveira Nunes
Apresentação: Esta é a segunda edição de um livro que surgiu a partir de experiências de autoria indígena, em trabalhos desenvolvidos no Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural, da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná. Reúne um conjunto de textos produzidos por estudantes indígenas de Rondônia e Noroeste de Mato Grosso, como resultados de estudos, leituras e atividades práticas de Ciências, Geografia e Etnomatemática. Parte do material foi produzida no âmbito do projeto Educação Socioambiental voltada à gestão de terras indígenas de Rondônia, com financiamento do Programa Proext – MEC/SESu. Experiências vivenciadas em sala de aula e nas aldeias são frutos de conhecimentos que necessitam ser valorizados e divulgados, residindo nisto a importância desse trabalho. Assim, este livro proporciona um retorno de conhecimentos produzidos ou organizados por professores indígenas para as aldeias em forma de material didático para as escolas indígenas, a fim de ser utilizado em sala de aula.
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93551-04-8
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Leite_2018_Etnomatem%C3%A1tica.pdf
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Título: Teia de conhecimentos interculturais
Organização: Kécio Gonçalves Leite
Apresentação: Este livro compõe-se de uma coletânea de textos bilíngues, produzidos e ilustrados por professores indígenas de Rondônia e do Noroeste de Mato Grosso, no âmbito do Curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural, oferecido pelo Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia. Os autores pertencem às etnias Paiter, Cinta Larga, Gavião, Oro Nao’, Djeoromitxi, Karitiana, Aikanã, Oro Eo, Oro Win, Cao Oro Waje, Oro At e Zoró. O conjunto de textos que compõe o livro é resultado de um processo que se iniciou no ano de 2013 com um estudo teórico coletivo sobre aspectos que caracterizam um material didático específico para a educação escolar indígena. Nesse sentido, com base em bibliografia específica, os autores realizaram uma discussão sobre interculturalidade, interdisciplinaridade, contextualização, transversalidade, bilinguismo e tradução.
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-93551-01-7
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Leite_2018_Teia.pdf
Título: Licenciaturas interculturais indígenas: a área de linguagens e suas interfaces
Organização: Andérbio Márcio Silva Martins, Cristovão Teixeira Abrantes, Edineia Aparecida Isidoro, Fábio Pereira Couto & Quesler Fagundes Camargos
Apresentação: Este livro reúne textos resultantes dos debates ocorridos nas duas primeiras edições do Seminário da Área de Linguagens das Licenciaturas Interculturais Indígenas (SEALLIN). Trata-se de um evento criado por pesquisadores e formadores de professores indígenas da área de Linguagens de Licenciaturas Interculturais. A primeira edição ocorreu entre os dias 19 e 21 de novembro de 2015, em Dourados/MS, na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O tema norteador do evento foi “a formação linguística e pedagógica da área de Linguagens das licenciaturas interculturais indígenas do Centro-Oeste e Norte do país: propostas, desafios e perspectivas”. A segunda edição do SEALLIN foi realizada em Ji-Paraná/RO, na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), entre os dias 28 e 30 de novembro de 2016. No II SEALLIN, tivemos uma conferência de abertura e seis mesas redondas, nas quais foram discutidas as seguintes questões concernentes à área de Linguagens das licenciaturas interculturais: desafios na formação; a descrição de línguas indígenas nos cursos de licenciatura intercultural indígena; o papel da Ação Saberes Indígenas na Escola para os estudantes e professores da área de Linguagens; as políticas linguísticas adotadas na área; a entrada de egressos da área de Linguagens em Programas de Pós-Graduação; a atuação dos egressos nas escolas indígenas; e, por fim, as expectativas criadas na comunidade acerca do desenvolvimento da Educação Escolar Indígena por meio da formação da área de Linguagens das licenciaturas interculturais sob a perspectiva de lideranças indígenas.
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-906702-0-9
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Martins_2018_Seallin.pdf
Título: Tomin, Toakun e outras histórias dos povos indígenas
Organização: Gicele Sucupira & Maria Lúcia Cereda Gomide
Apresentação: O livro foi produzido pela(o)s estudantes do Curso de Educação Básica Intercultural durante a disciplina de Produção de Materiais Didáticos, ministrada pela professora Gicele Sucupira, nos meses de setembro a outubro de 2017 e na disciplina de Temas Básicos de Agroecologia ministrada pela professora Maria Lúcia. O objetivo do livro é servir como material didático para os primeiros anos do Ensino Fundamental. Por isso, são apresentados textos simples em letras maiúsculas e muitos desenhos, criados a partir de temas e formatos livres. A maioria dos textos e desenhos são sobre histórias e músicas. Os textos são acompanhados por sugestões de atividades. Algumas são possíveis de fazer no livro, outras devem ser feitas em uma folha de papel ou oralmente. Esperamos que este livro seja muito proveitoso para as escolas indígenas.
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 987-85-93551-08-06
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Sucupira_2018_Tomin_compressed.pdf
Título: Debates indígenas na contemporaneidade
Organização: Carlos Alexandre Barros Trubiliano
Apresentação: O projeto Debates Indígenas na Contemporaneidade é resultante do diálogo de pesquisadores das questões indígenas de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O livro está divido em duas partes: na primeira - Debates sobre História Indígena, os textos trazem pesquisas sobre questões como: Ditadura Militar, Demarcação de Terra, Territórios e Territorialidades tradicionais. Na segunda parte - Debates sobre Cultura e Educação Indígena, os pesquisadores com um olhar mais sensível a educação indígena e a educação escolar indígena, apresentam experiências escolares e educacionais, bem como, debatem os desafios para educação intercultural. Ainda na segunda parte do livro, encontram-se textos que trazem reflexões sobre a cultura audiovisual e suas representações sobre os indígenas.
Editora: DEINTER (Ji-Paraná/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-923856-0-6
Disponível em: http://www.deinter.unir.br/uploads/87443803/publicacoes/Trubiliano_2018_Debates.pdf
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Título: Porto Velho, Urbanização e desafios para uma cidade centenária
Organização: Ricardo Gilson da Costa Silva
Apresentação: No ano de 2014 a cidade de Porto Velho vivenciou dois grandes eventos que moldaram sua história e sua geografia: o centenário e a cheia do Madeira. O primeiro se refere ao centenário da cidade, talvez a primeira company town da Amazônia, construída em função da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A geografia da região contribuiu para a sua existência, visto às inúmeras corredeiras ou cachoeiras no rio Madeira que tornavam intransponíveis o fluxo perene de mercadorias produzidas na Bolívia, país fronteiriço do qual a cidade também deveria admitir a razão de sua formação histórica. Assim, a construção da ferrovia se realizou como um dos objetos técnicos mais modernos de seu tempo, numa região que representava e significava as áreas mais marginais da Amazônia. O fato de termos um centenário, por si só, justificaria uma reflexão acadêmica. Mas, a natureza também fez questão de participar desse evento, brindando a cidade, a sociedade local e os olhares externos, com a maior cheia do rio Madeira! Mais uma vez, a natureza, os objetos técnicos (ferrovia e hidrelétricas) e a reprodução do capital, povoaram o cotidiano e as representações da cidade, ou seja, seu espaço-tempo. Os eventos – cidade centenária e a cheia histórica do Madeira – proporcionaram ampla discussão na mídia local, nos grupos de pesquisa e centros universitários, somados aos impactos que, possivelmente, estariam desempenhando, nesse processo, as duas barragens no rio Madeira. No compromisso de, coletivamente, propor um conjunto de debates e reflexões, o Departamento de Geografia (DGEO), o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e o Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), organizaram a 32ª Semana de Geografia/9º, Encontro de Pós-Graduação em Geografia, que, em comemoração ao centenário da capital de Rondônia, apresentou como eixo temático Porto Velho, Cidade Centenária: Espaço, Tempo e Memória. As atividades acadêmicas permitiram um ambiente adequado às análises referentes às transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e territoriais que permearam e ainda se fazem presentes nas grafias urbanas e rurais de Porto Velho e do estado de Rondônia. Dentre os produtos textuais do evento acadêmico se somam as duas coletâneas: “Porto Velho, urbanização e desafios para uma cidade centenária” e “Porto Velho, cultura, natureza e território”. Ambas reúnem textos dos palestrantes e pesquisadores convidados da Universidade Federal de Rondônia e de outras universidades e instituições de pesquisa, os quais se prontificaram a contribuir com a sistematização mais ampla a partir das pesquisas realizadas e/ou em desenvolvimento..
Editora: EDUFRO (Porto Velho/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-65720-29-8
Disponível em: http://www.edufro.unir.br/uploads/08899242/ebooks/ebook_porto_velho,_urbanizacao_e_desafios_para_uma_cidade_centenaria_17.10.16.pdf
Título: Porto velho, Cultura, Natureza e Território
Organização: Ricardo Gilson da Costa Silva
Apresentação: No ano de 2014 a cidade de Porto Velho vivenciou dois grandes eventos que moldaram sua história e sua geografia: o centenário e a cheia do Madeira. O primeiro se refere ao centenário da cidade, talvez a primeira company town da Amazônia, construída em função da lendária Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. A geografia da região contribuiu para a sua existência, visto às inúmeras corredeiras ou cachoeiras no rio Madeira que tornavam intransponíveis o fluxo perene de mercadorias produzidas na Bolívia, país fronteiriço do qual a cidade também deveria admitir a razão de sua formação histórica. Assim, a construção da ferrovia se realizou como um dos objetos técnicos mais modernos de seu tempo, numa região que representava e significava as áreas mais marginais da Amazônia. O fato de termos um centenário, por si só, justificaria uma reflexão acadêmica. Mas, a natureza também fez questão de participar desse evento, brindando a cidade, a sociedade local e os olhares externos, com a maior cheia do rio Madeira! Mais uma vez, a natureza, os objetos técnicos (ferrovia e hidrelétricas) e a reprodução do capital, povoaram o cotidiano e as representações da cidade, ou seja, seu espaço-tempo. Os eventos – cidade centenária e a cheia histórica do Madeira – proporcionaram ampla discussão na mídia local, nos grupos de pesquisa e centros universitários, somados aos impactos que, possivelmente, estariam desempenhando, nesse processo, as duas barragens no rio Madeira. No compromisso de, coletivamente, propor um conjunto de debates e reflexões, o Departamento de Geografia (DGEO), o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e o Centro Acadêmico de Geografia (CAGEO) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), organizaram a 32ª Semana de Geografia/9º, Encontro de Pós-Graduação em Geografia, que, em comemoração ao centenário da capital de Rondônia, apresentou como eixo temático Porto Velho, Cidade Centenária: Espaço, Tempo e Memória. As atividades acadêmicas permitiram um ambiente adequado às análises referentes às transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e territoriais que permearam e ainda se fazem presentes nas grafias urbanas e rurais de Porto Velho e do estado de Rondônia. Dentre os produtos textuais do evento acadêmico se somam as duas coletâneas: “Porto Velho, urbanização e desafios para uma cidade centenária” e “Porto Velho, cultura, natureza e território”. Ambas reúnem textos dos palestrantes e pesquisadores convidados da Universidade Federal de Rondônia e de outras universidades e instituições de pesquisa, os quais se prontificaram a contribuir com a sistematização mais ampla a partir das pesquisas realizadas e/ou em desenvolvimento..
Editora: EDUFRO (Porto Velho/RO)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-65720-30-4
Disponível em: http://www.edufro.unir.br/uploads/08899242/ebooks/ebook%20porto_velho,_cultura,_natureza_e_territorio_17.10.16.pdf
Título: Amazônia: dinâmicas agrárias e territoriais contemporâneas
Organização: Ricardo Gilson da Costa Silva, Luís Augusto Pereira Lima & Francilene Sales da Conceição
Apresentação: O propósito desta coletânea foi sistematizar e compartilhar resultados de pesquisas teóricas e empíricas ancoradas em vivências comunitárias e trabalhos de campo que abordam esses processos na Amazônia, relacionando-as aos eixos agrários e territoriais em suas diversas escalas espaciais. A coletânea prioriza uma leitura horizontal do que podemos chamar de mundo rural, agrário e territorial amazônico, no qual estão os sujeitos sociais (camponeses, agricultores familiares, quilombolas, povos indígenas, ribeirinhos, atingidos por barragens, mulheres, jovens rurais, pescadores artesanais), comunidades rurais, localidades/vilas e pequenos municípios, todos eles objetos de transformações que, de modos diferentes, estão permeados pelas principais variáveis dos agentes hegemônicos: agronegócio, mineração, hidrelétricas, madeireiras, Estado, neoextrativismo, dentre outros.
Editora: Pedro & João (São Carlos/SP)
Ano: 2018
ISBN: 978-85-7993-529-9
Disponível em: http://www.gtga.unir.br/uploads/81837305/arquivos/GTGA___Amaz_nia_din_micas_agr_rias_e_territoriais_contempor_neas_755729307.pdf
Título: Formação continuada de professores: espaço de integração de diferentes saberes
Organização: Claudia Cleomar Ximenes, Danúbia Zanotelli Soares, Rita de Cássia Silva Gabriel, Lucimar da Silva e Rozimeire de Paiva Leite de Lima
Apresentação: Os três primeiros capítulos tratam do Ensino Superior, os desafios e oportunidades para a formação crítica, o acesso do indígena nas universidades públicas e a formação continuada do professor; são discussões que levam o leitor a querer passar de um capítulo para o outro numa rica caminhada entre a teoria e a vivenvia dos autores. Do quarto ao vigésimo quinto capítulo é destacado a saga do movimento docente no universo da Educação. As novas tecnologias da informação e comunicação e o discurso da prática pedagógica é debatido com afinco. Desafios em áreas específicas como a Geografia, a Matemática e a Gestão Escolar também são destacados. Encontra-se, nesta obra, temas como a violência escolar, o envolvimento da família na formação e aprendizagem da criança. Outro assunto que chama atenção é a busca da formação como ferramenta de conhecimento e inserção no mercado de trabalho, assim como o capítulo que trata das obras de destaque como “Do espírito das leis”, de Montesquieu, e “O diálogo entre o ensino e a aprendizagem” de Weisz. A relevância da afetividade como método para a real inclusão escolar e a orientação vocacional e profissional contemplam as lacunas que há nas escolas enquanto das relações interpessoais, o que pode também ser encontrada no capítulo sobre os jogos como ferramenta metodológica de ensino e aprendizagem, seja para a alfabetização, seja para as disciplinas das ciências aplicadas. Porventura, se perderem a “esperança”, procure-a nas linhas desta obra; te convidamos também a conhecer os autores e, se os minicurrículos não forem o suficiente, faça uma viagem pelos currículos lattes, localizados na plataforma do CNPq.
Editora: CRV (Curitiba/PR)
Ano: 2019
ISBN: 978-85-444-3470-3
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Título: Espaço e relações de poder: manifestação do assédio moral, saúde e desafios do docente no ambiente do trabalho
Organização: Claudia Cleomar Ximenes, Danúbia Zanotelli Soares, Elias de Araújo Lopes e Franciéli da Silva Toledo
Apresentação: A obra discute as relações de poder, o assédio moral que leva aos conflitos no ambiente de trabalho. A busca é pela compreensão da percepção do agente ativo do assédio moral e elencar no que afeta a saúde e quais os desafios do docente. Também a sobrecarga laboral do professor nas escolas. São 11 capítulos que tratam do estresse em que vive o profissional. Os problemas de assédio moral, a sobrecarga ocupacional, a conduta violenta e o crime silencioso e perverso, as dores que vão à alma, a saúde mental, depressão, síndrome de Burnout e as imposições institucionais, como a aceitação da inclusão sem que o professor esteja realmente preparado para fazer parte deste processo. Tudo isto leva o trabalhador à beira do precipício. E encontramos uma leva de pessoas que saem do estado da alegria de estar trabalhando para a angústia de ter que ir trabalhar. Cada capítulo traz uma especificidade que tem a contribuição de Claudia Cleomar Ximenes; Nubia Caramello; Robinson Brancalhão da Silva; Josué da Costa Silva; Eleonice Aparecida Alves; Neiy Solange Araujo; Carla Silveira de Arruda; Adriana Correia de Oliveira; Maria das Graças Silva Nascimento Silva; Danúbia Zanotelli Soares; Wanderlei Aparecido Gabriel; Rozimeire de Paiva Leite de Lima; Elias de Araújo Lopes; Sônia Maria Teixeira Machado; Adriana Batista Machado; Valci Maria Antunes Fieni; Márcia Tidrich Campos; Ieda Maria da Fonseca Pinheiro; Claudionor Santos da Silva; Charlot Jn Charles; Edson Thomazin; Franciéli da Silva Toledo; Lourdes Kalck Marques; Lucimar da Silva; Rosilene Teles Duarte Menezes e Vilanir Ferreira de Souza.
Editora: CRV (Curitiba/PR)
Ano: 2019
ISBN: 978-85-444-3383-6
Título: Desafios e oportunidades e gestão escolar: integração de diferentes conhecimentos educacionais
Organização: Claudia Cleomar Ximenes, Danúbia Zanotelli Soares, Claudionor Santos da Silva, Edson Thomazin e Wanderlei Aparecido Gabriel
Apresentação: A problemática da gestão financeira, a democratização da gestão escolar, a alimentação e o transporte escolar são discutidos logo nos primeiros capítulos da obra. Em fase de transição, porém, carregado de denúncias de corrupção a serem apuradas. Os fenômenos que ocorrem no país como a Educação a Distância e a questão da alfabetização e letramento têm lugar numa linguagem simples e clara de se entender. Os autores buscam contribuir com a melhoria da qualidade do ensino numa perspectiva construtivista. A história do Ensino Superior no Brasil com seus tropeços e vitórias é contada assim como a questão da inclusão nesta fase do Ensino e entre os desafios encontra-se a gestão financeira das IES. No sétimo capítulo, os autores discorrem sobre o currículo na Educação de Jovens e Adultos – EJA, sua importância e sua forma de ser conduzida demonstram o respeito que os autores atribuem à Educação e o convite a um olhar mais aguçado a esta população. Também se traz o convite para a inclusão no currículo escolar, as noções basilares do direito material. A origem da avaliação escolar, seus significados e suas evidências em diferentes tempos históricos se fazem presente. As Experiências e Práticas Pedagógicas com Crianças também são discutidas e logo se fala sobre os desafios dos docentes no mundo globalizado. A biblioteca é discorrida sobre o olhar espacial de desenvolvimento da criatividade e do espírito crítico. As práticas de leitura são apresentadas, logo no capítulo seguinte é discutido a questão da cidadania e responsabilidade socioambiental. Com base na Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, no vigésimo segundo e último capítulo, é realizada uma reflexão na formação crítica e contínua do professor.
Editora: CRV (Curitiba/PR)
Ano: 2019
ISBN: 978-85-444-3469-7
Título: Conquista do espaço na amazônia: apropriações da natureza e representações sociais
Organização: Claudia Cleomar Ximenes, Danúbia Zanotelli Soares, Paulo César Barros Pereira, Maria Liziane Souza Silva e Willimis Alves Pereira
Apresentação: Danúbia Z. Soares; Tânia Olinda Lima; Rogério Nogueira de Mesquita; Denes Luís Reis Pedrosa; Dério Garcia Bresciani falam sobre a colonização em Rondônia. Laise Santos Azevedo; Willimis A. Pereira; Juander Antonio O. Souza; Mauro José Ferreira Cury; Claudia C. Ximenes destacam o desmatamento em Rondônia, a necessidade da conservação e reflorestamento com SAF’s. Benedito de Matos Souza Junior; Carla S. Arruda, Núbia Caramello, Ednilson Gomes da Silva; Caio Ismael de Jesus Lasmar; Jaqueline Sousa de Araújo; Joselânio Ferreira de Morais e Raica Esteves Xavier Meante, trazem estudos sobre os Recursos Hídricos Urbanos com as enchentes no Acre e Rondônia. Wesley Souza Brasil e Tiago Magalhães da Silva Freitas trazem a Ictiofauna no Pará. Sônia Maria T. Machado; Adriana C. Oliveira; Maria das Graças Silva Nascimento Silva; Charlot Jn Charles; Neusa Maria Lazzaretti dos Santos; Francisco Ribeiro Nogueira e Josué da Costa Silva trabalham com o espaço e a paisagem/transformação geográfica. Maria Liziane S. Silva aborda o Soldado da Borracha no Acre; Moisés Daniel de Sousa dos Santos trás de Alter-do-Chão/PA a Festa do Çairé. Paulo César B. Pereira; Agna Maria de Souza Coelho; José Luiz Gondim dos Santos; Bárbara Elis Nascimento Silva e Gasodá Suruí apresentam a etnia Paiter Suruí.
Editora: CRV (Curitiba/PR)
Ano: 2019
ISBN: 978-85-444-3175-7
Desenvolvido por Quesler Fagundes Camargos
Copyright © 2020 | Seminário de Educação (SED)
ISSN: 1983-5124
Anais do XII Seminário de Educação:
Resistência Originária: Povos Indígenas e Paulo Freire
Ji-Paraná: Universidade Federal de Rondônia, 2020